Sempre que eu falo que tenho um blog as pessoas perguntam sobre o que é. É uma pergunta básica e tecnicamente fácil de responder, não? Não. O problema é que muitas vezes eu me senti intimidada em dizer que tenho um blog de Moda. Dependendo da pessoa com quem estou falando, sinto aquele medinho de ser vista como alguém fútil. Normalmente prefiro termos como estilo pessoal ou imagem pessoal, mas a verdade é que isso nada mais é do que Moda.

O problema aqui é que infelizmente a Moda é vista por muitos como algo fútil e inútil, o que certamente não é! Por mais que as pessoas tentem negar, a Moda está presente na vida de todos nós que não saímos pelados de casa – mesmo quem se veste negando a moda está dizendo alguma coisa, se expressando por meio de sua própria imagem. Isso é genial! 

O que acontece é que a gente tende a confundir Moda com modismo. Modismo são as tendências, é o que está em alta, o must have. Moda vai muito além disso. Mas antes que eu fale sobre a Moda me deixem lembrar que não estou dizendo que modismos são ruins. Muito pelo contrário! São os modismos que no futuro definem a Moda, a história por trás da arte. E não tem nada de errado em relaxar com uma revista de tendências ou querer comprar o short do momento. É fútil? Talvez, mas e daí? É tão bobo quanto colecionar miniaturas de ação, ou jogar vídeo game. Claro que nada em excesso é bom, mas as pessoas precisam entender que cada um se diverte como quiser, e nossa vida e personalidade são compostas por inúmeros aspectos e saber o que está em alta não faz de ninguém menos inteligente.

Mas voltando à Moda; eis algumas coisas que todo mundo deveria saber:

  • Gostar de Moda significa ter um desejo forte de compreender e decifrar as pessoas.
  • Quem gosta de Moda gosta de história, antropologia, sociologia, arte.
  • Gostar de moda é ir além das tendências. É querer saber porque o pretinho básico de Chanel é tão icônico e porque o New Look de Dior foi tão necessário. É não simplesmente saber o que está em voga hoje, mas querer entender porquê.
  • Saber que nenhuma forma de arte é mais democrática do que a Moda, que fazemos arte todos os dias quando abrimos o armário e escolhemos como iremos nos apresentar ao mundo, expressar quem somos é a mais simples e pura forma de Arte da qual todos nós participamos.
  • Gostar de Moda é gostar de si mesmo. É saber o que fica melhor em você mas não se prender a conceitos e regras. Gostar de moda é fazer com as roupas sirvam você e jamais o contrário.

A palavra Moda vem do latim, modus, e significa “costume”. Exatamente como temos os períodos da arte (romance, realismo, modernismo…) que representam um momento da história, nós temos a Moda. Moda é a tradução de uma época em forma de roupas e estilo. É um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – em um determinado momento. É a arte posta em prática todos os dias por todo mundo, mesmo sem querer.

Moda pode ser muitas coisas, mas certamente não é sinônimo de futilidade porque quem realmente gosta de Moda não é uma de suas vítimas.
.

PS: Siiiim, eu finalmente mudei o layout do blog! Sei que vai ter gente dizendo que preferia antes, mas estava muito complicado de navegar. Além disso, eu não aguentava mais aqueles tons pastel, queria algo mais clean, que desse mais destaque ao conteúdo. Também aproveitei para por em prática as dicas que a Loma está dando na sua série ORGblog – recomendo muito!!!
Por Amanda Inácio


  • Top